BOM DIA PESSOAL,
Hoje dividimos com vocês este artigo científico, publicado ontem (10/12/14) no periódico Open Heart, nos Estados Unidos (clique aqui para acessar).
Ele nos alerta para o alto consumo de açúcar e que este, talvez até mais que o sódio, influencia negativamente nas patologias cardiovasculares, principalmente na hipertensão arterial.
Então, além da preocupação com o sódio, que não pode ser menosprezada, deve-se ficar atento ao consumo do açúcar, principalmente os adicionados em alimentos processados e industrializados.
O adoçante mais utilizado pela indústria alimentícia é o xarope de milho, principalmente em sucos industrializados e refrigerantes, e segundo o artigo a ingestão diária de mais de 74 g de frutose (derivada desse xarope, não o naturalmente presente nas frutas) está associada com um risco de 30% maior de ter pressão acima de 14×9, e 77% maior de ter pressão arterial acima de 16×10. O artigo conclui que o açúcar adicionado interfere mais na hipertensão arterial que o sal de cozinha (sódio).
Por mais essa evidência científica, dos malefícios do açúcar e do sódio em excesso, que a Pholias ABOLIU da linha de produtos o sódio, o açúcar, a maltodextrina adicionada, o glúten e a lactose.
Dr. Rafael Maciel
Nutricionista CRN/1 – 9571