Já ouviu falar em produtos Clean Label? Se sim, você deve estar curioso para saber por que são considerados dessa forma. Afinal, todos os rótulos não são limpos? Pelo menos na loja, onde os produtos são bem cuidados.
Clean Label é um termo criado nos Estados Unidos para um movimento que busca tornar os produtos mais saudáveis, eliminando dos rótulos os aditivos artificiais e ingredientes que não trazem benefícios para o consumidor.
Por exemplo, o conservante artificial é benéfico para o consumidor? Não, ele é benéfico para a indústria, que consegue aumentar a validade dos produtos. Porém, quando consumido em grandes quantidades, pode trazer prejuízos à saúde do cliente.
Alguns riscos podem ser encontrados em corantes artificiais. Por exemplo, alguns refrigerantes de cola utilizam o famoso corante Caramelo IV, associado ao desenvolvimento de câncer, conforme estudo realizado pelo Programa Nacional de Toxicologia dos Estados Unidos. Esse estudo apontou que produtos com mais de 20 microgramas por porção devem mencionar isso em seus rótulos. No Brasil, a Anvisa regulamentou que o limite é de 200mg para cada kg de alimento, o que leva o refrigerante de cola a ter 267 microgramas por porção (Fonte: CSPI (Center for Science in the Public Interest) – EUA).
Seguindo essa ideia, os produtos Clean Label não utilizam aditivos artificiais, como corantes, adoçantes,
conservantes e flavorizantes. Em vez disso, optam por ingredientes naturais ou simplesmente não utilizam esses aditivos.
Um produto Clean Label evita a utilização desses ingredientes que podem ser nocivos à sua saúde. Por isso, ao escolher um produto na prateleira, verifique a lista de ingredientes e dê preferência aos produtos mais naturais.